LÍNGUA DE SINAIS

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS



A
 A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
        escola, contraditoriamente, é uma instituição em que as mudanças ocorrem de forma mais lenta e assim aconteceu em relação ao uso das novas mídias, dentre elas o computador.
        Hoje essa tecnologia está presente de forma natural na vida dos jovens, mudando não só a forma de escrita, mas a maneira deles relacionarem-se com o mundo.
Com o computador, o processo de comunicação e interação é mais rápido e cheio de particularidades, porque aliado à escrita temos imagens e sons. Além disso, o processo de edição de textos no computador é mais prático, é possível apagar, reescrever, justificar enfim, algo que a escrita convencional não nos permitiria sem um esforço maior.
 Desse modo, a medida que  esta nova tecnologia é incorporada às nossas práticas sociais, ela traz sim novas formas de lidar com essa realidade e isso traz pontos positivos e negativos. No caso da escrita, por exemplo, escrever no computador proporcionará o desenvolvimento de outras habilidades ao mesmo tempo, pois a máquina nos oferece diversos aplicativos que podem ser usados concomitantemente. Em contrapartida, tantas facilidades pode desestimular o usuário do computador a escrever de forma convencional.
Sendo assim, a escola precisa adaptar-se a esse mundo digital para que possa responder aos anseios educacionais desta nova geração e conduzir os processos de leitura e escrita de forma mais adequada.
     Ter o computador na escola e usá-lo só como fonte de pesquisas escolares não é o suficiente, é preciso dar subsídios aos educadores para que novas práticas pedagógicas sejam de fato disseminadas e "otimizadas" por meio da tecnologia.
     É claro que a enorme quantidade de informações presentes na internet, por exemplo, por si só já traz mudanças na prática pedagógica do professor, mas para que o aluno possa ser conduzido de forma adequada em suas práticas de leitura e escrita é indispensável que o professor esteja preparado para isso.
     Isso significa que o uso do computador por si só, sem a devida preparação dos profissionais, só vai maquiar as velhas práticas pedagógicas e torná-las, à primeira vista , mais atraentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário